Conheça a evolução dos sistemas de câmeras ao longo dos anos

Hoje, quando pensamos em um sistema de segurança a primeira coisa que vem em nossa mente são os sistemas de câmeras monitoradas. Isso tendo em vista que esse sistema já se tornou extremamente popular no mundo inteiro e sem sombra de dúvidas, traz extrema segurança para sua residência, empresa ou condomínio.

Mas você sabe como as câmeras de segurança surgiram e a evolução ao longo delas ao longo dos anos? Não? Então vem com a gente que nós explicamos.

As primeiras câmeras de seguranças surgiram em 1965 em Nova York, foram instaladas diversas câmeras de segurança nas ruas da cidade pela polícia. Claro que estas câmeras não eram tão tecnológicas, a tecnologia só permitia câmeras do tipo CFTV (circuito fechado de TV) e precisavam ser monitoradas 24h pois as imagens não ficavam armazenadas.

Em 1970 as gravações das imagens passaram a ser possíveis, isso tendo em vista o surgimento as fitas cassetes naquele ano. Este foi um grande avanço na tecnologia, entretanto, o estoque de fitas era imenso pois a capacidade máxima de gravação era de aproximadamente 3h por fita. Isso possibilitou que o CFTV fosse popularizado no uso doméstico e empresarial.

Nos anos 80 as câmeras passaram a se popularizar na vigilância rodoviária e comercial, ainda mais devido a uma das suas mais importantes novidades: câmera com microchip. Esta tecnologia permitia a captação de imagens mesmo em locais com baixa luminosidade.

O maior salto tecnológico das câmeras de segurança até hoje foi na década de 90, onde um sistema pequeno permitia gravar as imagens de várias câmeras do circuito, foi quando surgiram as primeiras câmeras blindadas e com infravermelho. Também foi nesta década que se iniciou e popularizou o uso das câmeras em caixas eletrônicos e bancos.

Já a primeira década do século XXI trouxe melhorias na nitidez das imagens gravadas, possibilidades de zoom e de armazenar as gravações não apenas em fitas ou microchips, mas em discos rígidos. Além disso, houve um barateamento dos custos dos sistemas de segurança, que passaram a ser instalados também nas residências.

Em 2010 o reconhecimento facial foi a grande novidade do momento. Sendo implementado primeiramente em grandes empresas e bancos por conta do seu preço elevado.

Finalmente chegamos aos dias atuais, e os sistemas de CFTV não param de evoluir cada vez mais! Com as tecnologias de resolução full HD, captação e emissão de áudio (áudio bidirecional), reconhecimento de movimento e visão noturna, você também pode ter um sistema de câmeras para chamar de seu!

E aí? Gostou desta publicação e gostaria de receber mais conteúdos? Então se inscreva ao lado para receber nossas novidades diretamente por e-mail!

NOS SIGA EM NOSSAS REDES

POSTS RELACIONADOS

RECEBA NOSSAS NOVIDADES