O que é um sistema de automação residencial e como ele funciona? Descubra tudo que você precisa saber nesse post!

O constante aprimoramento das tecnologias, acabaram transformando a nossa realidade. Até pouco tempo atrás só era possível ver o que é automação residencial em filmes, em construções super tecnológicas ou em casas extremamente luxuosas. Entretanto, nos dias de hoje esse cenário mudou. A automação residencial já não é mais algo do futuro. Cada vez mais populares, as tecnologias utilizadas dentro de casa estão transformando em realidade o que antes era apenas ficção.

Mas afinal, você sabe o que ela é? Como ela funciona? E se vale apena adotar esse sistema em sua residência? Vem com a gente nesse post e descubra tudo que você precisa saber!

1. O que é um sistema de automação residencial?

Em sua essência, a automação residencial busca ser um sistema inteligente que funcione como facilitador de processos e não cause transtornos desnecessários na vida do usuário. O objetivo é oferecer facilidades e mais praticidade aos moradores através do controle e do gerenciamento remoto da residência. Isso é feito por meio de um simples dispositivo móvel conectado à internet, como um smartphone ou tablet. De maneira que com ele é possível controlar aparelhos e dispositivos incluindo:

• eletrodomésticos;
• luzes;
• tomadas elétricas;
• alarmes;
• sistema de controle de temperatura (refrigeração e de aquecimento);
• detectores de fumaça;
• janelas e portas;
• sistema de irrigação de jardim;
• câmeras de vigilância, e muitos outros aparelhos e sensores.

Assim, você pode controlar os aparelhos de casa de qualquer lugar que estiver. É possível programar sensores, fechaduras e luzes, por exemplo, para que determinado comando seja executado automaticamente.

2. Como um sistema de automação residencial funciona?

Suponha a seguinte situação: você chega em casa e quer assistir sua série preferida ou um filme. Assim que você selecionar essa função, a persiana será fechada, a luz apagada, o home theater será ligado e o ambiente ficará climatizado com a temperatura ideal para o momento, tornando tudo mais agradável.

Essa é apenas uma das possibilidades, visto que a automação residencial atua e oferece benefícios especialmente em três pilares: conforto, segurança e economia.

Você só precisa de aparelhos com conectividade elétrica, internet e um dispositivo inteligente que fará a coleta e a troca de informações para que a automatização seja possível. Com o uso de Wi-fi ou Bluetooth, esse dispositivo permite que o morador controle, gerencie e programe seus aparelhos de forma remota.

Para tornar uma casa inteira inteligente, esse processo é ampliado para diversos aparelhos. Por meio de um sistema de integração onde todos os equipamentos são conectados a uma central controladora ligada à rede de internet.

E isso é o que tínhamos para te contar sobre os sistemas de automação residencial! Gostou desse conteúdo e gostaria de receber mais conteúdos via e-mail? Então não perca tempo e se inscreva no nosso formulário ao lado e receba as novidades fresquinhas em primeira mão.

NOS SIGA EM NOSSAS REDES

POSTS RELACIONADOS

RECEBA NOSSAS NOVIDADES